Vírus Nipah: O que é , quais são os sintomas e como se espalham?

Vírus Nipah: O que é , quais são os sintomas e como se espalham?

Um vírus MORTAL espalhado por morcegos e porcos está causando sintomas semelhantes aos da gripe e até danos cerebrais entre pacientes em um estado do sul da Índia. Aqui está o que você precisa saber sobre os sintomas do vírus Nipah e como ele se espalha.


Atualmente não existe vacina ou medicamento disponível para humanos ou animais e o tratamento principal é o cuidado de suporte intensivo para aqueles que sofrem de problemas respiratórios e neurológicos. 




O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em partes de Singapura e da Malásia em 1999, mas também ocorreram surtos em Kerala e Bangladesh. 


O vírus geralmente é transportado por morcegos - ou porcos e pode ser transmitido entre humanos por meio do contato próximo com as secreções e excreções das pessoas. 


Comer frutas que foram parcialmente ingeridas por morcegos infectados ou pela carne cozida de animais infectados também pode levar as pessoas a desenvolver o vírus. 


O principal sintoma da infecção pelo vírus Nipah em humanos é a encefalite, que significa inflamação do cérebro. 




Espera-se que as pessoas se recuperem completamente após sobreviverem à inflamação; no entanto, algumas pessoas apresentam condições neurológicas de longo prazo, como distúrbios convulsivos e alterações de personalidade. 

Outros sintomas neurológicos podem resultar em febre alta, fortes dores de cabeça ou convulsões. 

O vírus também pode afetar o sistema respiratório das pessoas, pois elas podem sofrer de tosse ou ter dificuldade para respirar. 

O Dr. Brendan Payne, consultor honorário em Doenças Infecciosas e Virologia da Universidade de Newcastle, confirmou que não há risco de contato com porcos ou morcegos no Reino Unido. 


Ele disse: “Esta é uma condição muito séria e causa febres com sonolência e confusão. Alguns pacientes irão evoluir para coma. Alguns pacientes também apresentam sintomas no peito como tosse na parte inicial da doença. 

“Mais de um terço dos pacientes em surtos anteriores morreram. Não há nenhum tratamento eficaz comprovado. 

“Normalmente, a infecção é adquirida por contato direto com porcos, por exemplo, por criadores de porcos.
"Mas a disseminação de humanos para humanos também pode ocorrer se houver um contato próximo com uma pessoa infectada através da equipe do hospital ou membros da família."

O vírus Nipah começou no distrito norte de Kozhikode no fim de semana e se espalhou para o distrito vizinho de Malappuram, em Kerala. 

Os primeiros casos fatais em Kerala foram relatados no sábado por uma família em Kozhikode, como dois irmãos em torno de 20 anos e sua tia de 50 anos que morreu com o vírus. 

Seu pai de 56 anos continua com suporte de vida. 

A Organização Mundial da Saúde disse que morcegos foram encontrados em um poço perto de sua casa, junto com coelhos .

Departamento de Pecuária e funcionários da Floresta inspecionam um poço para capturar morcegos em Kozhikode
Departamento de Pecuária e funcionários da Floresta inspecionam um poço para capturar morcegos em Kozhikode

Uma enfermeira, identificada como Lini, morreu após tratar pacientes no Hospital Perambra Taluk, em Kozhikode. 

O Nipah foi identificado pela primeira vez em 1998, depois que os criadores de porcos foram infectados na aldeia de Kampung Sungai Nipah, na Malásia. 

Em 2004, os moradores de Bangladesh também pegaram as infecções depois que eles comeram frutas contaminadas ou consumiram produtos como suco cru de tamareira que foi contaminado por saliva ou urina de morcegos infectados. 

Atualmente não existe vacina ou medicamento disponível para humanos ou animais e o tratamento principal é o cuidado de suporte intensivo para aqueles que sofrem de problemas respiratórios e neurológicos. 

Ainda não houve uma declaração oficial da Public Health England sobre viagens a Kerala, mas os riscos para os viajantes provavelmente serão extremamente baixos.

Comentários

Recentes