Das notas as escadas rolantes : 10 objetos que ajudam a espalhar o coronavírus


As autoridades de saúde pública de todo o mundo lutam para conter a disseminação do coronavírus - a Organização Mundial da Saúde alertou que as notas de banco podem transmitir a doença. "Sabemos que o dinheiro muda de mãos com frequência e pode pegar todos os tipos de bactérias e vírus", disse um porta-voz da OMS . "Aconselhamos as pessoas a lavar as mãos depois de manusear as notas e evitar tocar no rosto." O porta-voz também aconselha o uso de opções de pagamento sem contato sempre que possível, para minimizar o risco.

"A principal via de transmissão é através de gotículas", diz o professor Jürgen Haas, diretor de medicina contra infecções da Universidade de Edimburgo. "Essas gotículas são geradas pela tosse e podem infectar diretamente outra pessoa através de uma infecção utilizando o ar ou pela transmissão pelas mãos ou outras superfícies".

O fim do aperto de mão: dizer olá durante o surto de coronavírus
O fim do aperto de mão: dizer olá durante o surto de coronavírus




Hass explica que o coronavírus pode persistir em superfícies inanimadas por "muito tempo", embora ninguém saiba exatamente quanto tempo ainda, pois o Covid-19 é tão novo. "O tempo de sobrevivência do vírus depende da superfície e das condições", diz Haas. “Quanto mais baixa a temperatura, maior o tempo de sobrevivência. Se a temperatura estiver mais quente, o tempo de sobrevivência do vírus diminui. ” A viabilidade do vírus diminuirá durante esse período, reduzindo o risco de transmissão.

Embora o coronavírus possa ser transmitido através de objetos inanimados, as chances de contrair esse vírus são baixas. "A quantidade de vírus potencialmente em um objeto inanimado é geralmente muito pequena", diz Christine Tait-Burkard, especialista em infecção e imunidade no Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo. Ela explica que normalmente não haveria muito coronavírus na ponta dos dedos de uma pessoa e ainda teria que passar pelo sistema respiratório para infectá-lo. "Seu sistema respiratório é muito bom em filtrar vírus", diz Tait-Burkard.

Embora o risco seja baixo, é sensato tomar precauções. O conselho oficial do NHS é lavar as mãos regularmente (ou usar um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool , se você não conseguir chegar a uma pia), tossir no cotovelo e descartar imediatamente os lenços usados. Mas quais objetos representam o maior risco de transmissão de coronavírus?

Notas de banco

As notas podem transportar o coronavírus. Mas tente não ficar muito alarmado: o risco é pequeno. "A menos que alguém esteja usando uma nota de banco para espirrar", diz Tait-Burkard. Não se preocupe muito com trocos. "As moedas são realmente ambientes muito ruins para os vírus sobreviverem", diz ela.


Maçanetas


Tocar nelas geralmente é inevitável, e muitas pessoas diferentes podem fazê-lo. Portanto, lembre-se de onde você está tocando a alça e lave as mãos com frequência para combater isso.

Cozinhas de escritório

Máquinas de café ou chaleiras serão manuseadas por várias pessoas, por isso é uma boa ideia usar desinfetante para as mãos depois de fazer o chá ou café.

Caixas eletrônicos 

"Se você está retirando dinheiro de uma máquina, isso também é algo que será tocado por muitas pessoas", diz Haas. Ditto
.
Corrimãos

Escadas rolantes, corrimãos  - tudo será tocado constantemente, potencialmente por milhares de pessoas por dia. "Se você estiver em transporte público, não há como não tocar nos corrimãos", diz Tait-Burkard. "Então, quando você sair, desinfete as mãos."


Superfícies comuns do banheiro

"As pessoas freqüentemente assoam o nariz no banheiro", observa Tait-Burkard.

Superfícies hospitalares

"Apertar as mãos é uma rota de transmissão frequente de doenças em hospitais", diz Haas. "É por isso que o pessoal da saúde deve desinfetar regularmente as mãos." Se você estiver visitando alguém no hospital ou tiver um compromisso, lave bem as mãos antes e depois da visita.


Telefones


Menos problemas na era dos smartphones, mas se você compartilha um telefone do escritório, é algo a considerar.

Assentos de avião

"As viagens internacionais são um fator de risco para transmissão", diz Tait-Burkard. Então, faça como Naomi Campbell e limpe seu assento antes da decolagem.


Leia outros artigos :

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.