Gazeta entra no HGE-AL, onde pacientes são tratados de forma desumana e agonizam à espera de atendimento


Gazeta entra no HGE, onde pacientes são tratados de forma desumana e agonizam à espera de atendimento



Reportagem publicada na edição deste domingo da Gazeta de Alagoas mostra cenários dentro do Hospital Geral do Estado que lembram um campo de concentração. A pena de morte no Brasil foi abolida com a proclamação da República, em 1889, mas Alagoas ainda tem um corredor da morte. Os "corredores da morte", como são chamadas as dependências do HGE por pacientes, médicos e outros profissionais que trabalham lá.

No principal corredor de atendimento, foram flagrados pacientes em cima de macas, sujos de sangue, fezes e urina, implorando, agonizando à espera de atendimento, num vergonhoso desrespeito à dignidade humana. O mau cheiro toma conta do local, quase sempre superlotado e onde é possível ouvir gritos de dor e desespero.

Na unidade de saúda faltam equipamentos, materiais de trabalho, profissionais e também respeito à vida. Diante do caos, foram ouvidos relatos dramáticos de quem sente na pele o descaso com a saúde pública no Estado.


A direção do HGE tenta amenizar, alegando que as falhas na atenção básica à saúde agravam os transtornos. O Sindicato dos Médicos acusa os órgãos fiscalizadores de omissão e chega a apontar o Ministério Público como cúmplice do Poder Executivo nas mortes que ocorrem em número alarmante no Hospital Geral.

Durante duas semanas, a reportagem investigou o assunto. E durante dois dias, dois repórteres vestiram jalecos e ingressam pela porta principal da área vermelha, tendo acesso ao "olho do furacão".

- Confira a reportagem completa na edição impressa da Gazeta de Alagoas!

A Primeira Postagem do Blog Alagoas Real,foi em 24/12/2007 , e versava sobre o HGE de Alagoas,antiga UEAL,e o caos na saúde .Atualmente há 333 postagens com a TAG HGE/AL, 621 sobre notícias do SINMED/AL, 96 com a TAG CREMAL, Unidade de Emergência A. Lages 311 ,46 Unidade do Agreste e outras mais sobre a "Saúde,Cidadania,Direitos Humanos" em solo caeté! : 
A primeira postagem: O meu presente de NATAL


17 jul. 2011 ... Há 33 dias, documentos e fotos sobre crise no HGE chegaram a OAB... sem raio X, porque o gerador- na falta de luz- não suporta o funcionamento do equipamento. Este é o .... ÁREA VERMELHA DO HGE DE MACEIÓ/AL .
alagoasreal.blogspot.com/.../ha-33-dias-documentos-e-fotos-sobre.html
18 dez. 2009 ... FILA DA MORTE NO HGE DE MACEIÓ. 12/18/2009 11:54:00 PM Mário Augusto No comments. Sexta-feira 11 de dezembro de 2009,corredor ...
alagoasreal.blogspot.com/.../fila-da-morte-no-hge-de-maceio.html
20 jul. 2009 ... Hoje foi destaque nos jornais de Alagoas a morte de uma paciente no corredor do HGE, e que "excepcionalmente" "haverá sindicância para ...
alagoasreal.blogspot.com/.../escolha-de-sofia-cidadania-esquecida-no.html

Comentários