Riscos e efeitos colaterais da vacina contra Febre Amarela

               
Febre Amarela- Mapa Mundial

Eventos adversos associados à vacinação contra a febre amarela 


A vacina (feita do vírus vivo atenuado) tem efeitos colaterais potencialmente graves e pode desencadear um quadro clínico da própria doença ( Febre Amarela )



Quais são os riscos da vacina contra a febre amarela?


Uma vacina, como qualquer medicamento, pode causar uma reação grave. Mas o risco de uma vacina causar danos graves, ou morte, é extremamente baixo.Mas é importante avaliar a necessidade da sua administração,principalmente no cenário atual do surto de Febre Amarela no Brasil



Pesquise artigos no Blog
Problemas leves


Geralmente começam logo após a administração:

A vacina contra a febre amarela tem sido associada com febre baixa durante 5 a 10 dias após a vacinação,cefaleia, mal-estar,mialgia, astenia,dor, vermelhidão ou inchaço onde foi aplicada .


Alguns efeitos secundários da vacina contra a febre amarela podem não necessitar de cuidados médicos.. O seu profissional de saúde pode ajudá-lo a prevenir ou reduzir estes efeitos secundários, 





Problemas graves


As reações de hipersensibilidade raramente incluíram reações imediatas caracterizadas por erupção cutânea, urticária e / ou asma. Estes ocorrem principalmente em vacinados com histórias de alergia ao ovo



Reação alérgica grave a um componente da vacina (cerca de 1 pessoa em 55.000).
Reação grave do sistema nervoso (cerca de 1 pessoa em 125.000).
Doença grave grave com falência orgânica (cerca de 1 pessoa em 250.000). Mais da metade das pessoas que sofrem este efeito secundário morrem.


Os efeitos colaterais do sistema nervoso raramente incluíram a doença neurotrópica (YEL-AND, encefalite pós-vacinal) que tem sido fatal em raros casos.

 Os Sintomas incluem diaforese, rigidez, febre, mal-estar, cefaleia, confusão, afasia , dormência no braço, perda de controle motor fino, disartria grave, perda de consciência, leucocitose . A Imunossupressão e idade < de 9 meses são fatores de risco conhecidos. A incidência estimada para todas as idades é de 5,3 casos por milhão de vacinados.


Febre, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos associados à vacina contra a febre amarela


A doença viscerotrópica associada à vacina (YEL-AVD, causa a insuficiência de múltiplos órgãos), que pode ser fatal, tem sido relatada raramente. É caracterizada por sintomas iniciais de uma síndrome febril inespecífica com fadiga, mialgia e dor de cabeça. Avança rapidamente para uma doença grave, incluindo insuficiência respiratória, enzimas hepatocelulares elevadas, linfocitopenia, trombocitopenia, hiperbilirrubinemia, hipotensão com fraca perfusão tecidual e / ou insuficiência renal necessitando de hemodiálise. A causalidade não foi claramente estabelecida. A síndrome pode estar relacionada a fatores hospedeiros desconhecidos em vez da virulência da cepa de febre amarela 17D. Relatos recentes sugerem que uma história de disfunção tímica (por exemplo, miastenia gravis, timectomia, síndrome de DiGeorge) e idade> 60 anos podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de YEL-AVD. A incidência estimada é de 1 por 400.000 doses. [



Se ocorrer algum dos seguintes efeitos secundários durante a administração da vacina contra a febre amarela, consulte imediatamente o seu médico e um Hospital de Emergência :



E se houver uma reação séria?
O que devo procurar?


Procure qualquer coisa que lhe diga respeito, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou mudanças de comportamento.

Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço da face e da garganta, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos rápidos, tonturas e fraqueza. Estes começariam alguns minutos a algumas horas após a vacinação.


O que eu devo fazer?

Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para o telefone de Urgência/Emergência de sua cidade ou leve a pessoa imediatamente ao hospital mais próximo.

É possível que alguns efeitos colaterais da vacina contra a febre amarela não tenham sido relatados. Estes podem ser comunicados ao Ministério da Saúde do Brasil,ou a Secretaria da Saúde do seu estado ou município . Consulte sempre um profissional de saúde para aconselhamento médico.
http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/yellow-fever-vaccine-subcutaneous-route/side-effects/drg-20066731
https://www.drugs.com/sfx/yellow-fever-vaccine-side-effects.html
https://www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/yf.html






Riscos e efeitos colaterais da vacina contra Febre Amarela

Rating: 5
out of 5

based on 2 reviews.

Comentários

  1. Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  2. Quem tomou a dose em 2008, com 60 anos, deve repetir a dose em 2018, com 70 anos. Os efeitos colaterais e os riscos são os mesmos da primeira dose?

    ResponderExcluir
  3. Estou com dores no corpo o que devo tomar apôs a vacina de fé amarela?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário