Carnaval aumenta risco de epidemia por Febre Amarela

Tendo em vista a evolução da situação da Febre Amarela no Brasil e considerando as viagens durante o Carnaval nos próximos dias e ainda que as pessoas poderão fazer passeios fora das principais cidades, o atual conselho do Secretariado da OMS para viajantes internacionais que se deslocam para áreas do Brasil consideradas em risco, é o seguinte:

LOGO DA OMS
OMS



  1. Vacinação contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem.
  2. Observe que, de acordo com o Anexo 7 do Regulamento Sanitário Internacional (2005), uma única dose de uma vacina da febre amarela aprovada pela OMS é suficiente para conferir imunidade sustentada e proteção vitalícia contra a febre amarela. 
  3. Os viajantes com contra-indicações para a vacina contra a febre amarela (crianças com menos de 9 meses, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com hipersensibilidade grave a antígenos de ovos e imunodeficiência grave) ou com mais de 60 anos devem consultar seu profissional de saúde para obter aconselhamento;
  • Adoção de medidas para evitar picadas de mosquitos;
  • Consciência dos sintomas e sinais da febre amarela;
  • Procurar atendimento em caso de sintomas e sinais de febre amarela, durante a viagem e ao retornar de áreas com risco de transmissão da febre amarela.

OMS - Viagens e Saúde Internacionais




Editado e traduzido
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR News

Comentários