A controvertida terapia de Bert Hellinger - As mágicas Constelações Familiares

A controvertida terapia de Bert Hellinger - As mágicas Constelações Familiares
Sessão de constelações familiares



De acordo com sua própria biografia, Bert Hellinger é um ex-padre que se tornou interessado em psicanálise e, em seguida, foi embebido em toda a panóplia de psicoterapias.





Hoje em dia quase ninguém se lembra (da "terapia do grito primário", da "terapia Gestalt " - não deve ser confundida com a teoria da Gestalt da percepção -, a" análise transacional "e muitas outras abordagens) e que compartilham duas características, pelo menos perturbadoras, e todas contraditórias entre si, e apresentadas como" a verdade "na compreensão do comportamento complexo sem fornecer evidências científicas para suas afirmações. 


De acordo com Hellinger, as famílias são compostas de "energia" que conecta os membros do grupo (não diz a origem da energia,que energia ou como descobriu sua origem). De acordo com ele (a partir de seus anos como missionário entre os Zulus, provavelmente) entre grupos "primitivos" que já conheciam a ordem do sistema, mas nós,os tolos modernos, temos esquecido que o conhecimento antigo que ele redescobriu , ajuda a dar saúde e resistência a todos. A terapia das "constelações familiares" tem a intenção de reinstalar a rede de energia nos membros que foram excluídos e restaurar a "ordem natural".Tudo soa, no mínimo, como algo altamente questionável. Mas Hellinger decretou que isto não pode ser estudado cientificamente, por esse motivo temos duas opções: ou acreditamos porque é convincente e simpático ou não acreditamos nele, mas não podemos nunca saber se ele diz a verdade. Esse álibi ,é a grande jogada do mentiroso , e muito comum no mundo das pseudoterapias e esoterismo em geral.


Bert Hellinger
(imagen de Wikimedia
Commons)
Bert Hellinger
(imagem de Wikimedia
Commons)


Mas as propostas de Hellinger se tornam mais delirantes e bizarras a proporção que aprofundamos nelas . 

De acordo com Hellinger, essas energias misteriosas que ligam os membros da família são capazes de fazer coisas muito estranhas. Nós todos sabemos que as crianças tendem a imitar os adultos (por isso as sociedades procuram estabelecer "modelos de conduta", apropriados antes que eles procurem celebridades para imitá-las. Hellinger diz (sem dizer o porquê) que a emulação ou imitação, é devida à tremenda energia misteriosa, e pode fazer diversas coisas - Ex.   uma criança que desenvolveu a mesma doença de sua tia que foi excluída da família, ou que pode você ser afetado por uma infelicidade secreta na juventude de um avô que nem conheceu porque ele morreu antes do seu nascimento . Isto  é muito parecido com o absurdo empregado por Alejandro Jodorowsky no que ele chama de "psychogenealogy" para enganar as pessoas com seus não demonstráveis "poderes de cura": O "destino" se herda da mesma maneira que é herdado os olhos verdes ou a tendência para a calvície.



Além disso, na sua crença em uma "ordem natural", Hellinger estabelece hierarquias com base em quem chegou antes da família, o que ele chama de "ordens do amor".

 Para que "o amor fluia " (amor flui?) deve ser dado aos superiores (pais, irmãos) as crianças, vínculos desiguais. 

O pai é o chefe da família e os outros devem enviar e responder a ele em um patriarcalismo fora de moda,anacrônico,e quem gosta de quem pode se beneficiar dele - tiranos porque "diz Hellinger", que isso só aumenta o direito de todos a pertencer a uma família. Mas nas "constelações" dedicadas para tratar problemas conjugais, geralmente a culpa recai sobre as mulheres, como dizem alguns críticos (ver nota no final) e a resistência à autoridade "natural" pode até causar câncer. Em qualquer caso, ele está convencido de que todo problema atual de todos tem suas causas no passado,ou seja remota, a sua família. A reformulação do bíblico "punir os pecados dos pais sobre os filhos" do livro do Êxodo, ou uma recriação do pecado original, duas coisas muito apropriadas no ambiente das crenças religiosas do islamismo,judaísmo e cristianismo, mas que não têm nenhum sustento testável,comparável.


Sobre esta base nos pressupostos místicos, ocorrências sem fundamentos e uma visão mágica da vida, Hellinger constrói uma terapia em que ele se reúne a um grupo de pessoas que em seus grandes shows podem ser várias centenas de entusiastas, e um deles é designado aleatoriamente como representante de um dos membros de sua família imediata e assim começa um pequeno psicodrama sobre o tema do conflito . Então se desenvolve.nesse momento a energia mágica chamada "campo do conhecimento" e a vítima descobre a verdade guiada pelo terapeuta ,e portanto resolve seus conflitos emocionais e problemas de saúde.


Com a enorme carga mística que tem, a sua ideia de energias extravagantes e neoprimitivismo, Hellinger logo se tornou um dos ícones da Nova Era e suas crenças mais delirantes, e sua pseudoterapia foi adotada pelos crentes na New Age com enorme paixão .

 As constelações familiares são discutidas em organizações aprovadas ou de propriedade de Hellinger 

Como crença é respeitável .enquanto não prejudicar ninguém, mas o fato real é que pode sim prejudicar as pessoas, oferecendo-lhes algo que não se pode entregar (se pudesse, demonstrariam as condições satisfatórias) e o mais grave é que no decorrer do processo você ainda fica sem dinheiro.

Mas como ciência  ser ensinado nas universidades como se fosse verdade, é inaceitável. 
A menos também que se ensine ao mesmo tempo a astrologia ,tarô, e a comunicação com espíritos com propósito essencial das universidades, de aumentar o conhecimento humano demonstrando dessa maneira que há propagação de crenças irracionais, falsidades demonstráveis e superstições ultrajantes. 




Nota: Muitas posições de Hellinger, em particular, têm sido repugnante para muitas pessoas, como sua simpatia por Hitler, e a sua ideia de que os perpetradores em casos de incesto (adultos) não devem ser processados (porque causa danos em suas vítimas através da ligação de energia misteriosa e invisível, de modo que deve dar o vitimizador "o devido respeito"), que é também capaz de "curar" a homossexualidade " (causada por tias solteironas na árvore genealógica da família do paciente) e a aceitação da autoridade desqualificando todos forma de revolta e rebeldia



Editado e Traduzido

Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS


Mário Augusto rated 4,5 out of 5 based on 3 Clients Public reviews. Visit Blog AR NEWS page for the reviews and contact.

Comentários