Breve histórico de uma "terapia" questionável : Emaranhados da alma , de BERT HELLINGER

Emaranhados da alma , de BERT HELLINGER
Emaranhados da alma , de BERT HELLINGER


Hellinger, após viver com com tribos de Zulus, na África do Sul, criou três princípios basilares que regem os sistemas ou grupos e que, em sua visão, quando não respeitados, provocam um processo de desequilíbrio que poderá afetar os diversos membros em várias gerações, criando destinos difíceis, ao que intitulou de emaranhados na alma. Os três princípios identificados por Bert Hellinger são: 


  • A ordem ou hierarquia
  • O pertencimento ou vínculo e o 
  • Equilíbrio entre o dar e o tomar.




Na visão de Bert Hellinger essa "terapia" é uma ferramenta poderosa que ignora a mente e entra diretamente na Alma.

The Family Constellations ( A constelação familiar ) ideia do  alemão Bert Hellinger,   integra a teoria dos sistemas, a psicoterapia, a terapia familiar e grupal e a fenomenologia.



De acordo com Belem Medina Pacheco da Facultad de Psicología - UMSNH , A constelação familiar é uma forma de terapia de grupo desenvolvida por Bert Hellinger. O autor dessa terapia nasceu na Alemanha em 1925, e estudou filosofia, teologia e pedagogia. Durante 16 anos trabalhou como missionário na África do Sul.

Mais tarde, estudou psicanálise na Escola de Viena. Através de dinâmicas de grupo, análise transacional, fenomenologia, sensibilização Gestáltica e vários métodos de hipnoterapia, e assim ele desenvolveu seu próprio modelo de terapia sistêmica. Durante os anos 80, ele conheceu as leis segundo as quais identificam implicações trágicas que se desenvolvem entre membros da família. Seu trabalho com Constelações Familiares,é focado diretamente para a solução, e é um dos instrumentos terapêuticos mais eficazes para reorientar e curar relações dentro da família.

As Constelações servem para identificar graficamente muitos problemas imediatos e as suas causas, através de imagens que  mostram possíveis soluções, sendo portanto uma ferramenta especialmente eficaz para a resolução de conflitos em qualquer relacionamento interpessoal.


A maneira pela qual Constelações Familiares são realizadas é a seguinte:
  • Se pergunta ao Cliente qual é o seu problema ou a questão que ele deseja trabalhar
  • O cliente é então convidado a escolher entre o grupo, representantes para as pessoas de seu sistema ou problema, e que as coloquem em relação uma com as outras, de acordo com a proximidade ou distância emocional.
  • Os Representantes, ao ser questionados pelo terapeuta, expressam suas sensações físicas e sentimentos em relação ao membro do sistema que eles representam.
  • O terapeuta executa movimentos diferentes para restabelecerr a ordem no sistema ou grupo, enquanto sugere frases diferentes para ajudar a pessoa a entender o seu problema e assim gerar a solução.



Controvérsias e  Falta de provas


Hellinger é criticado por suas opiniões sobre Hitler, o Holocausto, incesto, abuso infantil e homossexualidade. 

 Adolf Hitler 

 Hellinger criou um poema controverso dedicado a Adolf Hitler em que pede o leitor para identificar-se com Hitler e respeitar essa parte de si mesmo. Numerosos artigos relacionados com este tema apareceu na revista holandesa antifascista "Alerta!" 

Incesto

 De acordo com Hellinger, quando o agressor é o pai se deve ter cuidado, porque o condenando poderia causar conflitos familiares ou agravar os já existentes. Segundo ele, esse tipo de incesto "é muitas vezes uma tentativa de amor que deu errado" . No entanto, desvia a responsabilidade e deveres não cumpridos ou exigências excessivas para a mãe; por exemplo, quando coloca na boca das vítimas estas palavras, supostamente direcionada para os seus pais: "Mãe, faço isso por você" e "Pai, eu fiz isso por mamãe " 

 Outras posições controversas Hellinger 

 "Uma vítima de câncer de mama pode querer morrer secretamente por um conflito inconsciente com a mãe" 

 "A homossexualidade pode ser porque uma criança assumiu inconscientemente os sentimentos de uma tia ou tia-avó que morreu quando não havia nenhuma descendência feminina na linhagem de seus descendentes familiares" 

"A violação e incesto cria um relacionamento, e o autor deve receber" o devido respeito "antes que a vítima possa estabelecer um outro relacionamento" 

Finalizando , não há nenhuma evidência científica publicada em revistas especializadas que atestem a utilidade dessa suposta "terapia"das constelações familiares desenvolvidas por Hellinger, além de ser somente enquadrada como um jogo de sugestão ou simplesmente um placebo, . Esta situação tem sido relatada em diversas publicações . 

Hellinger jamais tentou justificar cientificamente, no entanto alguns de seus seguidores escreveram ensaios, relacionando as constelações familiares com a hipótese de campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake, que também não foi demonstrada ou apoiada pelos resultados das inúmeras investigações.



Editado e traduzido
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS



Continue lendo sobre o tema :

A controvertida terapia de Bert Hellinger - As mágicas Constelações Familiares






Mário Augusto rated 4 out of 5 based on 4 Clients Public reviews. Visit Blog AR NEWS page for the reviews and contact.

Comentários