{ads}

Brasil rumo a mitigação : doença provocada pelo coronavírus possivelmente chegou com o carnaval

Leia outros artigos :

  • Será que o momento é propício para se convocar uma grande manifestação nas ruas,praças e avenidas deste país para o próximo dia 15 de março?
  • Mais uma vez a racionalidade vai ser vencida, agora não por lucro e folia,mas por mero interesse político? 
  • Só o futuro dirá!!
Brasil rumo a mitigação : doença provocada pelo coronavírus possivelmente chegou com o carnaval
Coronavírus no Mundo

Diagnóstico em tempo de mitigação,com perfil de contenção!

Para confirmar a doença pelo coronavírus é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito(normativa da OMS). 

E os casos atípicos de coronavírus?

Como a maioria (80,9%) dos casos confirmados do novo coronavírus é leve, e teoricamente neste momento também os não confirmados por laboratório irão apresentar esse mesmo quadro clínico ,(pacientes com coronavírus apresentam sintomas similares a gripe (Influenza): tosse,coriza,febre,cefaleia), de acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e como as pessoas atualmente estão sendo orientadas a ficarem em casa , só devendo procurar a unidade de saúde em casos graves, ou então aqueles que se enquadram como pacientes denominados de suspeitos ( as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias), haverá com certeza casos que não serão computados no país se esta conduta for mantida, principalmente quando estamos diante da instalação iminente ou já sedimentada de um processo epidêmico no Brasil por COVID-19 e em período de mitigação. Portanto a Incidência e a prevalência não vão refletir a real presença do coronavírus no país (devido  a orientação para os pacientes com sintomas similares a gripe , ficarem em casa e só procurarem o sistema de saúde em casos graves ou quando forem suspeitos ). 

Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos. 

Nos dias atuais  não vislumbro um país que não seja risco para se adquirir o coronavírus, já que o mesmo está presente em todos os continentes, e o quadro  Pandêmico já se encontra instalado.Não é mais a hora da contenção,mas de mitigação. O que urge no momento é ação para salvaguardar nossos cidadãos ante essa estirpe nova e mortal. Mas será que há dinheiro para a realização suficiente de testes para detectar o RNA viral(coronavírus) em toda a população que venha a ter quadro semelhante a influenza e a outras doenças (diagnóstico diferencial)?! Há hospitais equipados para assistir a população mais carente? Há vontade política ?

Veja a seguir os principais usos das medidas de prevalência e da incidência

  • Prevalência: é utilizada para o planejamento de ações e serviços de saúde, previsão de recursos humanos, diagnósticos e terapêuticos.
  • Incidência: é mais utilizada em investigações etiológicas para elucidar relações de causa e efeito, avaliar o impacto de uma política, ação ou serviço de saúde, além de estudos de prognóstico

 Aprender com o Cavalo de Troia que chegou com o Carnaval


É hora de repensar  medidas mais enérgicas em relação a epidemia pelo coronavírus em território nacional.Seguir as diretivas que outros países vem adotando com restrições de grandes eventos,punindo os cidadãos que ameaçam o bem estar,e a vida comunitária, como vimos na Itália recentemente. Basta tão somente evocar o Art. 132 do código penal e as normativas do RSI . A França como exemplo fechou museus , escolas e universidades como parte do pacote anti-coronavírus.Exames, desfiles de moda ,missas,jogos e exposições comerciais foram adiados ou cancelados como batalhas mundiais contra o COVID-19.O Mobile World Congress, em Barcelona, ​​que deveria ocorrer no final do mês de fevereiro. O evento geralmente atrai mais de 100.000 pessoas, com cerca de 6.000 delas viajando da China. O Cisco Live, programado para acontecer em Melbourne no início de março, com a expectativa de mais de 8.500 pessoas, também foi cancelado. A Swatch, cancelou sua cúpula "Time to Move" para a mídia e os varejistas devido ao coronavírus. A Chanel cancelou um desfile na China em maio devido ao surto de coronavírus, informou a casa de moda francesa . A Agência Imperial do Japão disse que cancelou um evento público de aniversário para o Imperador Naruhito no Palácio Imperial. A Maratona de Tóquio cancelada.Em março as escolas no Japão serão fechadas ! A indústria da moda também foi afetada pelo coronavírus quando a feira de jeans Kingpins em Hong Kong foi cancelada.O Grande Prêmio da China adiado devido a surto de coronavírus. A Arábia Saudita suspendeu as peregrinações a Meca. A conferência anual de desenvolvedores do Facebook, que seria em maio, em San Jose, na Califórnia, também foi suspensa. A Feira do Livro de Londres, foi cancelada conforme anúncio em 4 de março.O carnaval de Veneza que foi cancelado. O Clássico entre Juventus e Milan também foi adiado por causa do coronavírus.


Os vulneráveis do Coronavírus: moradores de rua,asilos,sistema prisional,orfanatos... 


Recentemente o site caixinglobal.com anunciou que a prisão feminina de Wuhan foi devastada pelo coronavírus. Que essa notícia sirva como alerta para as autoridades de saúde no Brasil - que elas adotem medidas preventivas urgentes ,evitando portanto, que a calamidade ocorrida na China também aconteça em nosso sistema prisional. Lembrando que asilos,hospitais,moradores de rua,orfanatos,manicômios, indígenas, portadores do HIV e doenças que cursam com imunodeficiência,gestantes,idosos e a população carente que reside em grotas, vilas e favelas nos rincões do Brasil,também correm o mesmo perigo!


Uma vez que um vírus é liberado no país, não há como contê-lo 

A folia inebriante e lucrativa já passou, mas deixou o terreno propício para um longo caminho de perdas de divisas e vidas humanas .

A  contenção é agora um ressoar de um triste passado que não foi devidamente administrado e que será eternamente lembrado por todos como mais um período sombrio na história da saúde pública desse país.

Por hoje é só!

Mário Augusto



Glossário

1)A vontade política é a capacidade de satisfazer as necessidades de uma sociedade, de forma reconhecida pela maioria dos seus integrantes.

2)Entenda a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. 
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. 
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. 
Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil. Fonte: https://alagoasreal.blogspot.com/2017/01/pandemia-uma-epidemia-um-surto-espalha-mundo-confira-alerta.html

ATENÇÃO 

Os artigos do Blog Alagoas Real , tem por objetivo a informação e educação em relação a temas da medicina. As fontes consultadas são todas originárias de Universidades,Pesquisadores,e sites oficiais relacionados a saúde. Mesmo assim, eles expressam apenas e tão somente orientações gerais. As informações não devem, de forma alguma, ser utilizadas como um substituto para o diagnóstico e/ou tratamento de qualquer doença sem antes a consulta de um profissional médico.

Confira as atualizações mais recentes na área médica:







Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.