Epizootia e Epidemia de Febre Amarela no Brasil : Os próximos trinta dias ?!

Febre Amarela no Brasil :  Os próximos trinta dias ?!


Os próximos trinta dias serão cruciais para o controle do surto epidêmico e epizoótico de Febre Amarela no Brasil.



O Brasil vive uma tríplice epidemia por Dengue,Zika e Chikungunya, e em risco iminente do Vírus da Febre Amarela ocupar a quarta colocação no cenário epidemiológico nacional.




  • EPIZOOTIA - Definição : Doença que apenas ocasionalmente se encontra em uma comunidade animal, mas que se dissemina com grande rapidez e apresenta grande número de casos. O seu conceito equivalente em medicina é EPIDEMIA.




No período pós carnaval é esperado o aumento de casos de doenças infecciosas, em decorrência dos deslocamentos de pessoas , muitas delas ,doentes ou em curso de adoecer, e pelo contato interpessoal existente durante as festividades.






As Viagens

"Um dos principais problemas que ocorrem em viagens nacionais ou internacionais é a diarreia do viajante, ocasionada pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pela ingestão de alimentos gordurosos ou com excesso de “tempero local”. 
Além dessa, podem ocorrer outras doenças com sinais e sintomas mais graves como: febre persistente, fraqueza, dor no corpo, dor nas articulações, aumento de gânglios, paralisia, entre outros." (1) 

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. 


Um exemplo relacionado a etiologia viral, é a doença diarreica provocada por norovírus ,transmitida através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas. Locais como hospitais, cruzeiros, acampamentos etc, são propícios em propagar este tipo de vírus




"A Doença Meningocócica (DM) é uma entidade clínica que apresenta diversas formas e prognósticos. O  modo de transmissão é pelo contato íntimo de pessoa a pessoa (pessoas que residem no mesmo domicílio ou que compartilham o mesmo dormitório em internatos, quartéis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador assintomático." (2)


A Dengue é uma grave doença arboviral das Américas, Ásia e África. Embora tenha uma baixa mortalidade, a dengue tem sintomas muito desconfortáveis ​​e se tornou mais grave, tanto na freqüência como na mortalidade, nos últimos anos. O Aedes aegypti e Ae. albopictus são os vetores de dengue. Estes mosquitos preferem colocar seus ovos em recipientes próximos a habitações humanas e não são bem controlados por técnicas de pulverização padrão. A disseminação da dengue em todo o mundo pode ser diretamente atribuída à proliferação e adaptação desses mosquitos.


Editado pelo Blog

Se copiar é obrigatório citar o link !
Fontes:

(1) http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/652-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/doenca-diarreica-aguda-dda/l2-doenca-diarreica-aguda-dda/11147-viajantes-dda

(2)http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/23/doen-infecciosas-guia-bolso-8ed.pdf


Reviewed Epizootia e Epidemia de Febre Amarela no Brasil : Os próximos trinta dias ?! by:

Maga on



Rating:

(5 out of 5)

Comentários