O que é Terapia de Constelação Familiar Sistêmica de Bert Hellinger ?

família
Família : ordem patriarcal e a hierarquia 'natural'  similar a do período paleolítico.

O que é Terapia de Constelação Familiar Sistêmica e movimentos da alma (espírito) de Bert Hellinger ?


A terapia das constelações familiares afirma que a doença surge de disfunções familiares que podem estar relacionadas a várias gerações no passado.



A Constelação familiar é uma forma de pseudopsicoterapia que é oferecida, entre outras coisas, para doenças indeterminadas, transtornos de ansiedade, depressão, anorexia ou câncer. A prática consiste em uma série de jogos realizados com pessoas - embora também seja comum usar letras,cartas ou figuras - que retratam os relacionamentos familiares de uma pessoa, que eles chamam de "constelação" (1). Essas dramatizações têm um alto conteúdo sugestivo e visam compreender e resolver os problemas de suas respectivas constelações. A 'energia' ou 'consciência familiar' possuiria os participantes da dramatização, incorporando assim nos familiares das pessoas afetadas (2).( Fundamento "religioso" sobre incorporação de espíritos,os quais em tela,seriam as energias emanadas!)

Os consteladores familiares presumem que os transtornos mentais e algumas doenças são devidos a disfunções familiares que podem ser rastreadas por várias gerações no passado. As famílias seriam unidas por essa "energia" que faz com que seus componentes ejetem, compensem ou sofram suas perturbações, embora não saibamos a origem delas. Assim, por exemplo, uma pessoa com anorexia pode estar sofrendo, e purificando , a doença ainda não manifesta de um membro da família (3); uma pessoa com depressão pode ter esse transtorno devido a um  sofrimento terrível de sua bisavó; ou uma vítima de abuso sexual por parte de seu pai estaria sofrendo e expiando por sua mãe, tomando seu lugar para purificá-la, porque ela não agrada sexualmente seu cônjuge (4).

Tanto a "energia da família" como a "força" ou "espírito", bem como as causas dos distúrbios que eles postulam, são totalmente estranhos ao conhecimento científico que temos à nossa disposição. Constelações familiares são baseadas em uma visão ideológica extremamente conservadora da família, patologizando tudo aquilo que o seu mentor considera uma violação a ordem patriarcal e a hierarquia 'natural'  encontrada na  família da era paleolítica.



  • Constelação Sistêmica Familiar : Luz fictícia e caminho para o novo filão de ouro >>> LINK

Quem criou isso?


O criador foi Bert Hellinger (5), um veterano ex-combatente  do exército Nazista e ex-sacerdote de origem alemã, que teve contato ao longo de um período de tempo com a psicanálise junguiana. Ele inventou sua pseudoterapia tomando os pensamentos de Alfred Adler e misturando ideias psicanalíticas com versões distorcidas da antropologia cultural e da evolução humana. Ele não tinha absolutamente nenhum treinamento e formação  em medicina ou psicologia da saúde, o que é evidente no total distanciamento entre seu pensar e conhecimento científico. Ele e seus seguidores também desfrutam de alguma fama na Alemanha por causa de suas defesas que exoneram Hitler e a liderança nazista (6), alegando que eles foram vítimas de suas constelações familiares. Também por suas tendências ultraconservadoras em relação à homossexualidade (7) e por ter uma atitude extremamente leniente em relação ao abuso infantil.

Isso realmente funciona?


As constelações familiares não se mostraram efetivas para nenhum transtorno, e foram duramente criticadas tanto em seu país de origem (8) (9) como em outros países. Não só as Constelações  são indiscerníveis do placebo, mas podem ser contraproducentes. Devido a sugestibilidade, os ataques de ansiedade  ou surtos psicóticos podem ser comuns, especialmente se considerarmos que, sendo proibidas pelo código deontológico da psicologia profissional, elas geralmente são realizadas por pessoas sem o mínimo treinamento  em saúde. Também houve casos de suicídio e de muitas pessoas que se sentiram ultrajadas e humilhadas nas dramatizações (10). Além disso, seus usuários não estão protegidos de relações duplas,que envolvem o profissional e o paciente (Ato profissional , e seu código de ética).: Não há proteção contra sugestões iatrogênicas ,de falsas memórias induzidas, do sigilo profissional e de todas as normas que regulam o código deontológico da prática psicológica.

Conclusão


Os princípios das constelações familiares derivam de uma visão ultraconservadora da estrutura familiar e são totalmente estranhos à ciência. Eles podem ser perigosos! Oferecê-los como uma terapia constitui uma fraude ,já que os princípios que formam a base da Constelação Familiar de Bert Hellinger , não gozam da mais absoluta evidência científica


Fonte:
Editado e traduzido pelo Blog Ar News
É obrigatório citar o LINK da postagem :O que é Terapia de Constelação Familiar Sistêmica de Bert Hellinger ?

Resumo do Texto de Angelo Fasce, filósofo da ciência, mestrado em Neurociência Básica e Aplicada e doutorando na área de critérios de demarcação científica.

Comentários

Recentes