Constelação Sistêmica Familiar : Luz fictícia e caminho para o novo filão de ouro

Constelação Sistêmica Familiar : Luz fictícia e caminho para o novo filão de ouro

".. quando o horror ganha duração permanente, os que estão sob seus efeitos não podem fazer Juízo do Sublime, se impedem de torná-los faculdades de julgar."-  Kant



luz fictícia

A Infecção do corpo e da alma  através da  fictícia luz - o caminho para um novo filão de mercado


Na maior parte das terapias alternativas , ou seja, aquelas que não têm comprovação em bases científicas, portanto uma pseudo-ciência, quase sempre há por trás o interesse mercantilista porque elas propiciam a criação de inúmeras possibilidades para a abertura  de novos e variados mercados .

Dentre as consideradas terapias alternativas da NEW AGE ( Nova Era) , as Constelações Familiares , ganham cada vez mais evidências nesse país. O aparecimento quase que diuturno dos cursos relâmpagos para formação de consteladores, e a promessa que em pouquíssimo tempo os participantes irão também criar seus próprios grupos de novos alunos ,explodem na internet e lembram as tão famosas pirâmides de um passado recente que prosperavam na velocidade da luz 

Qualquer um pode se tornar um Constelador,basta somente ter alguns "trocados"( média de 10 mil reais) como investimento inicial para dar início ao seu futuro mercado , tanto como "professor-facilitador  terapêutico ", ou como um palestrante em Workshops. 

Alguns seguem buscando as Constelações e aceitando esse caminho movido simplesmente pela fragilidade de um determinado momento em sua vida (principalmente quando as emoções estão afloradas por separação litigiosa nas varas de família da justiça obs: atualmente 11 Estados do Brasil adotam essa "terapia"), outros por total desconhecimento,imaturidade e ingenuidade, por carência afetiva ou qualquer outro sentimento que possam justificar. Alguns por pura imposição ,algo inconcebível, mas contumaz principalmente quando vivemos em um país de terceiro mundo,com o apagão da cultura,que mantém nas trevas a cidadania. 

 Creio também que alguns almejam unicamente o enorme  filão de ouro propiciado por esse novo nicho , e assim passam a ser guiados estritamente pela visão manipulativa e mercadológica do lucro, e aí , é que me causa uma sensação de temeridade , pelos danos que podem ser causados naqueles que procuram esses "profissionais" para  "curar o mal interior". Reflexiono, porque pude observar vários detalhes in loco em uma dessas sessões, a qual será motivo e tema de uma nova postagem!

Se qualquer um pode ser o Constelador,ou seja aquele que aplica a pseudoterapia criada por Hellinger, quem o fiscalizará no âmbito do código da ética profissional ? 

Visitei o site do Conselho Federal de Psicologia e transcrevo Ipsis Litteris o que encontrei por lá.

Na página do Conselho Federal de Psicologia visitada em 04 de agosto de 2017  há uma referência baseada no código de ética, sobre a importância do Psicólogo trabalhar com técnicas Fundamentadas Cientificamente. Observem o Print Screen 


Conselho Federal de Psicologia - último acesso em 04 de agosto de 2017


Texto IPSIS LITTERIS do CFP: 

 Na página perguntas frequentes do CFP:

1) Existe uma lista de técnicas reconhecidas pelo CFP ?


"Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº 10/2005) cita, em alguns de seus artigos, que o psicólogo não pode utilizar técnicas não regulamentadas ou reconhecidas pela profissão.
Esclarecemos, no entanto, que não há uma lista de técnicas/práticas reconhecidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia. Assim, quando falamos em práticas reconhecidas, nos referimos ao reconhecimento advindo da ciência, que é desenvolvido na academia e por meio de pesquisas.
O Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia têm o papel de verificar se o(a) psicólogo está desenvolvendo sua função conforme determina a legislação profissional independente da teoria adotada no trabalho de cada psicólogo. Ou seja, o CRP precisa se certificar de que a prática profissional está sendo conduzida dentro dos padrões éticos definidos pela legislação correlata.
Importante ressaltar que o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência é benéfico, entretanto, a partir do momento em que uma técnica desenvolvida pela ciência passa a compor o repertório profissional dos psicólogos, ela passa também a ser objeto de orientação e fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia.
Assim, informamos que não adotamos o procedimento de reconhecer técnicas/práticas psicológicas, mas cumprimos nossa função de verificar se a atuação profissional dos psicólogos está de acordo com a ética profissional."

Em 19 de fevereiro de 2014, o Conselho Federal de Psicologia,emitiu uma nota sobre o evento : Psicólogos Cristãos. A título de conhecimento, irei transcrever IPSIS LITTERIS a manifestação naquela ocasião sobre a vinculação  da psicologia a religião :


Em resposta às diversas solicitações de posicionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em relação ao 2º Congresso Brasileiro de Psicólogos Cristãos e 3ª Jornada de Aconselhamento Cristão, que acontece de 6 a 8 de fevereiro, em São Paulo. Sobre os eventos, o CFP esclarece que:

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia foram criados pela Lei nº 5.766/71, que estabeleceu como funções privativas da autarquia orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.

Nesse contexto, cabe ao CFP se atentar para o devido cumprimento do trabalho do psicólogo contido no Código de Ética da profissão, o qual determina, entre outros aspectos, que “o psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada”.

Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.

Diante disso, esclarecemos que os eventos em questão são de livre iniciativa privada e não oferecem serviços psicológicos, mas sim a promoção de debates e o intercâmbio técnico, científico, político, cultural e espiritual entre os participantes, de modo que não é legalmente permitido a esta autarquia tomar nenhuma medida de cunho proibitivo.

Entretanto, sendo a instância superior de regulamentação profissional da Psicologia, o CFP não pode deixar de se manifestar, pelo fato de o Código de Ética Profissional da Psicologia ter como princípio fundamental o não aviltamento da Psicologia. Nesse sentido, alertamos que a Psicologia é ciência e não se vincula de maneira nenhuma a quaisquer religiões. Portanto, é equivocado o uso do termo “psicólogos cristãos” no título do congresso.

Segundo a Constituição Federal, “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”. Assim, todo indivíduo tem o direito a viver e manifestar sua determinada fé, no entanto, essas manifestações não devem estar de maneira alguma vinculadas ao título de psicólogo.



Mais uma vez após reler o texto do CFP, principalmente na observância do Art.2 do seu código de ética,irei formular uma pergunta em relação ao tema Consteladores Familiares.O intuito é convidar os leitores para uma reflexão :

  •  Se qualquer um pode ser constelador, qual Conselho Profissional  irá  fiscalizar o " profissional que utiliza essa técnica " mas  não é Psicólogo e nem *Psiquiatra ,ou talvez não esteja vinculado a nenhum conselho ,sendo por assim dizer um prático, semelhante aos Rábulas do Império ?

NOTA :*Psiquiatra : O Conselho Federal de Medicina, diz que :"A prescrição e o uso de procedimentos e terapêuticas alternativos, sem reconhecimento cientifico, são proibidos aos médicos brasileiros. conforme previsto no Código de Ética Médica e em diferentes normas aprovadas pelo Plenário desta autarquia.", mas realizando uma simples busca no Google,é possível encontrar médicos que estão praticando a pseudoterapia de Bert Hellinger (Constelação Sistêmica Familiar)


Digo isso porque lidar com a vida humana,tanto no somático ,quanto em relação ao psíquico requer indubitavelmente habilitação técnica para esse mister, ou seja,a plena capacidade para o desempenho de um perfeito ato profissional.Não há dicotomia entre o psíquico(mente) e o somático (corpo), bastando somente observar a definição  da  “Organização Mundial de Saúde” (OMS) onde diz que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

A saúde ,conforme a definição da OMS,passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica. A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos."

A Saúde como bem universal e coletivo

A saúde, por ser um bem universal e coletivo conforme definição da OMS  ,deve ser gerenciada por profissionais tecnicamente habilitados que possam elaborar corretamente o diagnóstico da sua ausência ou presença  e a correta terapêutica a ser empregada . 

Neste pensar, cabe a nós cidadãos o dever de proteção e fiscalização conclamando ao mesmo tempo o Ministério Público a atuar , quando não existirem regras nítidas que conduzam,organizem eticamente as novas abordagens de terapias humanas, as quais estão sendo exercidas pelos mais diversos grupos de "profissionais" , que elaboram diagnósticos e preconizam as mais diversas terapêuticas. 

Para uma melhor compreensão do que foi descrito até agora,logo abaixo exemplifico e faço três perguntas básicas :


A) Como é possível entender e aceitar que os portadores de um comportamento dissocial possam Constelar?!


Na página pessoal de um dos maiores especialistas no mundo em sociopatias, o doutor em psicologia e psicoterapeuta Inãki Piñuel encontramos diversos relatos sobre a sua experiência profissional com esses pacientes,.Inaki Piñuel define e esclarece o comportamento e o caráter anômalo desses pacientes:

"Quando psicopatas fazem terapia envolvem o terapeuta, manipulam-no e aprendem novos truques de terapia para manipular outras pessoas"


Quando Inaki Piñuel foi indagado se existe cura para os psicopatas, ele respondeu:

Não! Não têm cura, porque não há remédio para este mal, não é uma doença, não é uma desordem exatamente, porque não são pessoas que estão delirantes ou que alteraram o julgamento, ou que não sabem o que fazem. Eles sabem o que fazem, mas não se importam e, para a psicopatia, não há cura. Além disso, a psicoterapia nestes casos funciona ao contrário; Ou seja, sabemos que, quando fazem terapia, envolvem o terapeuta, manipulam-no e aprendem novos truques de terapia para manipular outras pessoas ... Em suma, a terapia funciona para trás. A tragédia é, por exemplo, quando um psicopata e sua vítima vão à terapia de casais, o psicopata é o psicopata, não a vítima, e, portanto, a terapia de casal é uma revitimização.


B) Em uma outra situação a ser examinada como é possível "desembaraçar os nós, os emaranhados da alma que se formaram nas famílias de geração em geração - Terapia de Hellinger das Constelações Familiares" -e reverter um estado de depressão severa do "cliente", ou mesmo as que são encontradas nas alterações de humor na doença bipolar, em seus extremos de euforia e depressão se não for mediante o uso de medicamentos específicos ?

C) Em outro cenário, vamos imaginar que um casal  conflituoso está indo para  uma audiência de divórcio na vara de família.

Criando uma situação hipotética na qual um de seus membros que irá constelar por "ordem judicial" é um paciente em surto psicótico( dissociação psíquica onde a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar) esquizofrênico,com seus delírios e alucinações , que verbaliza e acredita que a causa da sua separação é por uma traição conjugal,que na realidade não existiu! . Neste exemplo como podemos aceitar que o controle e "cura" da sua doença, e a resolutividade na vara de família possa ser obtida por meio das Constelações ou qualquer terapia, a não ser  pelo uso específico de drogas antipsicóticas prescritas por médicos ?!

Recentemente o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu nota, com o posicionamento da entidade, sobre as 10 novas modalidades de terapias alternativas incluídas pelo SUS, anunciadas pelo Ministério da Saúde. 
  • Constelação Familiar,apiterapia, aromaterapia, bioenergética, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. 
Segundo o CFM, tais terapias não têm comprovação científica, além de considerar que existem outras prioridades para uso da verba pública Diz ainda que, "A prescrição e o uso de procedimentos e terapêuticas alternativos, sem reconhecimento cientifico, são proibidos aos médicos brasileiros. conforme previsto no Código de Ética Médica e em diferentes normas aprovadas pelo Plenário desta autarquia."

Por meio dessa nota,o orgão máximo da medicina no Brasil,não reconhece como ciência essas terapias da New Age! Confira íntegra da nota do CFM aqui

CFM emite nota sobre inclusão de terapias alternativas pelo SUS
CFM emite nota sobre inclusão de terapias alternativas pelo SUS 


É preciso que cada um faça uma  reflexão, quando escutar ou ler que os problemas familiares são 100% solucionados com o uso dessa "terapia" de Bert Hellinger !

"Críticos e especialistas afirmam que as "feridas" abertas nesse modelo de terapia podem agravar casos de indivíduos com psicopatologias graves.

O método utilizado pelas Constelações Familiares de Bert Hellinger não se deixa ser validado por  investigações científicas, portanto, só pode ser defendido numa abordagem informal."



Termos  e definições 

Cliente : qualquer pessoa

Representantealguém escolhido( pelo cliente )da plateia para representar um ente familiar 

Plateia - parte do pavimento de um teatro, cinema, auditório etc. onde ficam sentados os espectadores

Constelador : o profissional especializado em psicoterapia ou não

Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor . Profissional especializado em Coaching.

Coaching, ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Processo interativo através do qual um coach (treinador/formador) presta assistência ao coachee (cliente
"um w. de dramaturgia"

Workshop - seminário ou curso intensivo, de curta duração, em que técnicas, habilidades, saberes, artes etc. são demonstrados e aplicados; oficina, laboratório.

Constelação - Grupo de pessoas reunidas utilizando a forma energética e fenomenológica de Bert hellinger com propósito de constelar (examinar,tratar etc) um tema ( problema) onde se cria “esculturas vivas”( as pessoas são posicionadas no centro do palco ) para representarem a árvore genealógica ,semelhante a processo de teatralização . De acordo com seus seguidores esta abordagem permite localizar,solucionar e remover bloqueios,emaranhados da alma e do fluxo afetivo de qualquer geração ou membro da família.

Constelação Sistêmica é um método desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, que estuda as emoções e energias que acumulamos , consciente e inconscientemente

Psicoterapeuta; quem se especializou em psicoterapia, no tratamento de doenças psíquicas

Psicanálise Metodologia terapêutica, elaborada por Freud, que examina o teor inconsciente das palavras, atos e/ou concepções imaginativas de um ser, baseando-se nas relações livres e na transferência

Psiquiatra - médico que se dedica ao estudo e à prática da psiquiatria

Psicólogo - profissional especialista em psicologia

Psicologia - ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

Médico - aquele que se formou em medicina e pode exercê-la.

Medicina - conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismos e afecções. Etm. 'arte de curar, medicina'

Terapia - ETIM lat.cien. therapia, do gr. therapeía,as 'cuidado, tratamento de doentes'


  • É considerada terapia alternativa aquela prática que afirma ter efeitos curativos da medicina, mas não é apoiada por evidências obtidas pelo método científico. Exemplos incluem Reiki, Constelações Familiares, Medicina Tradicional Chinesa etc.



O que são constelações sistêmicas ?


Constelações familiares e organizacionais


1)As Constelações  Sistêmicas Familiares de Bert Hellinger


A Constelação Familiar (Familienaufstellung, em alemão, cuja tradução é a colocação familiar) é uma terapia alternativa que possui elementos de antropologia social, teoria sistêmica e psicanálise.


Em 1993, Bert Hellinger, junto com Gunthard Webber e Hunter Beaumont, publicou "Zweierlei Glück. Konzept und Praxis der systemischen Psychotherapie " (Fortuna caprichosa, conceito e prática de psicoterapia sistêmica), também publicado em inglês (Hellinger et al., 1998). Neste livro foram relatadas as observações empíricas das constelações familiares aplicadas em um contexto espaço-tempo, até então desconhecido para o público em geral. Em seu livro Love's thruths (Hellinger 2001), Hellinger comenta que seu primeiro encontro com as "constelações familiares" foi nos Estados Unidos, quando na década de 1970 ele participou de um workshop realizado por Ruth McClendon e Les Kadis.

As chamadas Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger (BH), que ele conduz como terapia para problemas familiares e organizações, atualmente são oferecidas em mais de 25 países ao redor do mundo; Sendo especialmente popular nos círculos esotéricos e da Nova Era.Mais de meio milhão de seus livros e vídeos com base neste tipo de terapia, que supostamente constitui uma revolução nos campos psicoterapêuticos, já foram vendidos.

De alguns anos atrás até o presente, as ideias reacionárias do próprio Bert Hellinger foram alvo de ataques graves em sua Alemanha natal, embora a crítica seja quase inexistente em outros países. Os críticos alemães não só salientam que ele tenta atrasar várias décadas os relógios  nos avanços da sociedade contemporânea,  e porque não dizer  em séculos; Mas ele muitas vezes adota uma atitude humilhante para com aqueles que se aproximam dele. O pior é que ele mostra simpatia e compaixão por ditaduras, como a de Adolf Hitler e seu movimento nacional-socialista.

Bert Hellinger proclama que era inútil dar apoio aos combatentes da resistência contra o nacional socialismo - ou qualquer outro governo ditatorial, como o regime de Augusto Pinochet no Chile - porque, além de algo errado, é um ato inflado da egolatria e de  auto-derrota. 

A admiração de Hellinger por Hitler culminou quando ele e sua esposa muito jovem, uma curandeira psíquica chamada de Maria Sophie Erdödy, mudaram-se para Kleine Reichskanzlei, uma vila que pertenceu ao Führer em Berchtesgaden, perto da fronteira com Áustria. Hellinger disse que durante sua busca por uma casa naquela região, por "mera casualidade", um agente imobiliário ofereceu a mesma vila. que Hitler tinha escolhido a época. Esse lugar  está próximo a uma mina de sal nas cercanias de Obersalzber, uma das principais regiões da Europa conhecida pelas supostas energias místicas que emanam lá.

Uma análise do estado mental de Hitler, elaborada pela inteligência britânica em 1942,  descoberta por um pesquisador da Universidade de Cambridge, Scott Anthony ,  descreve Hitler como portador de paranoia. Joseph McCurdy,o autor original do relatório elaborado pela inteligência britânica em 1942 sugeriu e chamou de o "xamanismo" de Hitler - sua tendência a se alimentar da energia .

Os críticos dizem que Bert Hellinger também acredita nesses poderes. Em qualquer caso, as muitas reações dos cidadãos locais e da imprensa o forçariam a se mudar para a vizinha Villa Askania meio ano depois.

No livro intitulado Gottesgedanken (Reflexões divinas), que apareceu naquela época, contém o que seria quase uma oda lírica para o Führer Hitler: 

"Algumas pessoas consideram que você é desumano, como se ninguém tivesse merecido tal qualificação. Vejo em você o mesmo que vejo em mim, isto é, um ser humano com pai e mãe, e com um destino extraordinário.

Isso faz você maior ou menor? Você é melhor ou pior? Porque se você é menor, então eu também sou. Se você é melhor ou pior, então esse sou eu ...
Posso te amar então? Assim, eu não posso sentir pena de você porque sua ascensão e sua queda têm sua origem em uma mesma causa que é minha. Eu venero em  você do mesmo modo que em mim, e me entrego a tudo o que  trouxe para mim, o que, da mesma forma que foi dado a qualquer outro ser humano." Bert Hellinger,poema para Hitler


2)As constelações sistêmicas organizacionais

A Constelação Organizacional é uma metodologia de consultoria para empresas e organizações, derivada do trabalho original do alemão Bert Hellinger.

O mesmo trabalho desenvolvido nas Constelações familiares foi ampliado com o passar do tempo e hoje em dia é  utilizado em algumas empresas para o diagnóstico, análise e solução de questões empresariais envolvendo relacionamentos, relações com clientes, investidores, fusões,etc conforme seus seguidores

O Patriarcado de Bert Hellinger está em todos os lugares

Nos últimos anos, as ideias polêmicas de Bert Hellinger (BH) enfrentaram muitas críticas em países de língua alemã e isso gradualmente se tornou generalizado na Holanda.

Seus críticos relatam que os praticantes da terapia de BH, ao contrário dos psicoterapeutas convencionais, geralmente não possuem treinamento sólido e conseqüentemente suas terapias demonstram um ponto de partida bastante amador. As entrevistas consistem apenas em algumas frases soltas, que raramente são acompanhadas de coerência.

Para isso, acrescenta-se que, em suas terapias, ele apresenta uma abordagem autoritária que reverte aos padrões de uma moral extremamente antiga, deixando seus clientes quase sem opções de liberdade. 

Um pai é considerado chefe, principal e irrefutável, e sua esposa e filhos estão sempre sob seu controle, pois, em qualquer circunstância, devem ser submissas e obedientes à vontade do pai, enquanto o primogênito estará acima dos filhos mais novos . As constelações familiares tendem a concluir que a esposa foi desobediente ao marido e que ela será a única que, de fato, causou o problema em sua família.

É óbvio que, para os círculos feministas,e para a sociedade moderna sua doutrina não lhes causam graça. O homossexual em uma família é visto como desarraigado e deve sofrer um "destino cruel". Orgulhosamente, Bert Hellinger proclamou que ele curou essa "doença" pelo menos para uma única pessoa, que - depois de participar de uma Constelação Familiar - contraiu o casamento  poucos meses depois, e agora é um feliz pai de uma prole


A Prática utilizada pelos Consteladores

A intervenção das constelações familiares geralmente ocorre em sessões de grupo, mas também pode se desenvolver em consulta individual. O formato mais comum é a de um pequeno grupo de pessoas liderado por um terapeuta que atende o caso apresentado por alguns desses participantes.

O paciente apresenta o seu problema e, com a ajuda do terapeuta, são colocadas algumas pessoas para representar papéis diferentes. Eles podem ser família, amigos, ou qualquer um que pode ter alguma ligação com a situação apresentada ou com alguma situação passada da família do paciente.

 O psicólogo espanhol  Esteban Figueirido  fala sobre  o pensamento de Hellinger , e diz que - "a constelação traz à vida sentimentos de forma que os representantes comecem a sentir as emoções, medos e desejos das pessoas que as representam (Teoria dos Campos Mórficos, de Rupert Sheldrake) , sem ter conhecimento prévio deles. Gradualmente vem à luz aquelas leis que foram violadas, seja na presente geração ou nas gerações passadas. " Ou seja, a representação pode incluir pessoas vivas ou mortas.

O terapeuta durante a sessão intervém para "guiar"  as pessoas. Às vezes faz as pessoas repetirem frases que buscam a cura ou que  ajudam a entender a situação (mantra). Outra vezes o terapeuta dá mais liberdade  para que a constelação se manifeste por si só, como é defendido por seu fundador, Hellinger.

Finalmente, os elementos da constelação são recolocados de modo que " cada qual assuma a responsabilidade que lhe cabe ". 

 Com este trabalho a pessoa pode ver a fonte de seu conflito. E não só ela, mas um efeito ocorre em seu sistema familiar , porque quando um elemento do sistema se move, todos são reposicionados, e por sua vez, encontram um melhor equilíbrio ", diz Figueirido , dissertando sobre o fundamento da teoria de Bert Hellinger.


A única Grande arte, e o legado de Hellinger!

.
Suponhamos que você tenha um sofrimento muito difícil ou que tenha problemas mentais graves por causa da situação em sua família ou devido a uma certa relação amorosa e até agora nenhum tratamento psicoterapêutico comum funcionou e  você supostamente procurou o dele,porque  já ouviu falar sobre BH(Bert Hellinger) e as milagrosas Constelações Familiares -  Então preste atenção :veja que por meio deste método filosófico e intitulado por ele como terapia , os seus problemas devem ser resolvidos em meia hora, se não menos, pelo pagamento de cerca de 350 reais para assistir um workshop ,e 1250 reais caso deseje constelar um tema . Simples assim !.

Obs: Valores médios encontrados em sites que promovem as Constelações. Alguns consteladores pedem geralmente entre 1 a 2 Kg de alimentos não perecíveis para doarem as instituições de caridade no ato da matrícula , servindo mais como um apelo emocional ante a sua alma  já fragilizada !
Obs: Para o curso completo,a cifra pode chegar a 10 mil reais,dividido em suaves parcelas!!


Conclusão

Como observado neste artigo,as Constelações Familiares é uma das inúmeras pseudo-terapias holísticas que tentam vender fumaça aos crédulos. Sejamos objetivos, na busca de fontes adequadas para pensarmos nossas feridas do corpo e da alma , e como tal, precisamos utilizar a razão, que é o que nos torna propriamente humanos. Chega de sentimentalismo infantilóide,procurando sublimar a realidade ante os grandes problemas humanos.

Particularmente tive o desprazer de assistir (pagando) uma dessas sessões recentemente . Os caminhos ilógicos e a teatralidade que presenciei em uma primeira abordagem ,para mim não era ciência e que se aceitasse iria retroceder aos idos do curandeirismo . Digo isso ,porque vi cenas que me recordaram passes espiritas ( porém sem a ternura que encontramos quando buscamos ajuda nessa religião ), ou mesmo como se fosse uma dança desconexa,com algumas passagens que eram semelhantes a contorção da Doença de Huntington.

.Recordei em determinado momento as aulas do psiquiatra e mestre Gilberto de Macedo ao ver a mão da profissional sugerindo retirar algo de dentro da vagina de uma pessoa com movimentos semelhantes ao retirar água de um balde para jogá-la fora . Era como se desse modo ,naquele momento ,a profissional estivesse retirando da sua cliente o possível furor uterino Freudiano , ou mesmo na interpretação e crenças de alguns, uma possessão espiritual!!!!! Hilário,em relação a ótica da ciência,mas a meu ver ,classifico como uma situação extremamente desumana para a cliente ( Vi risos de sarcasmo,na plateia que lembravam as festas no coliseu romano)

A Sra. que estava participando do grupo, a medida que o tempo passava,chorava copiosamente cada vez mais,tremendo,gesticulando,com os olhos fechados para aquele universo e visivelmente se observava  em sua face a angústia ,bem típica em pessoas imaturas,inseguras,que necessitam demonstrar ou criar inconscientemente sofrimentos para só assim se sentirem amadas. E naquele momento,provavelmente em seu pensar, tinha quem a escutasse,mesmo sem precisar proferir frase alguma! Esses quadros, são conhecidos como Síndrome de conversão psicomotora-Transtorno de personalidade histriônica e Transtorno dissociativo ou conversivo -(quando a dor emocional,se transforma em física)intensamente estudada por Charcot e Freud como ("histeria").Em outra postagem, entrarei em mais detalhes sobre essa triste passagem que presenciei!

O primeiro Vídeo sobre as Constelações Familiares  publicado no YouTube em 2006


Jamais devemos olvidar do  ato profissional ,seja ele médico, psicológico ou de qualquer profissão ligado a saúde,o qual é regido por normas e condutas que visam e preconizam a proteção à dignidade  humana, pautado estritamente  no campo da ciência.

Defendemos portanto, o estado de bem-estar e as políticas de saúde centradas em bases científicas, contra todos aqueles que desejam fazer da saúde humana (somática e psíquica) uma simples questão de espiritualidade ou uma mercadoria como qualquer outra.

No momento em que vivemos mais um período da Páscoa (Passagem), espero um novo recomeço na saúde do nosso povo. Almejo sim, que todos façam sua parte da melhor maneira possível conforme as atribuições profissionais ditadas por lei,sempre com a finalidade de preservar a Cidadania e os Direitos Humanos nesse país soberano chamado de Brasil! 

Manual de Direitos Humanos para médicos
Manual de Direitos Humanos para médicos


Dedico este artigo aos pacientes, sentido de vida dos profissionais de saúde, como busca constante do amor de Deus.


Por hoje é só!
Mário Augusto



Para Refletir!


  • "A lei é ordem; e uma boa lei é uma boa ordem " Política Aristóteles
  • " O amor é o resultado da divina e íntima necessidade da vida, nasce na compreensão, nutre no serviço generoso e aperfeiçoa-se na sabedoria" JJ Benítez



Fontes Consultadas:

Iñaki Piñuel y Zabala (Madri, 1965) é doutor em Psicologia, ensaísta, pesquisador e professor de Recursos Humanos da Universidade de Alcalá.

Dirige a primeira equipe espanhola de psicólogos especializados em apoio psicológico às vítimas do assédio no local de trabalho (MOBBING) , Bullying e Amor ZERO (Relações tóxicas) Ele é um psicoterapeuta experiente em vítimas de psicopatas integrados. Pioneiro espanhol e europeu na pesquisa de MOBBING e BULLYING. Ele assessora o Senado e o Parlamento espanhol.
https://www.linkedin.com/in/i%C3%B1aki-pi%C3%B1uel-05a12340

Conselho Federal de Psicologia - último acesso em 04 de agosto de 2017 http://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

WHO - http://www.who.int/en/

Conselho Federal de Medicina - https://portal.cfm.org.br/

Blog ARNEWS - As Constelações Familiares na visão Bíblica do Cristianismo (Evangélico e Protestante ) https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/as-constelacoes-familiares-na-visao-do-cristianismo.evangelico.protestante.biblia.html

Blog AR News - A controvertida terapia de Bert Hellinger - As mágicas Constelações Familiares https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/a-controvertida-terapia-de-bert.hellinger.magicas.constelacoes.familiares.html

Blog AR News - A história que não se conta sobre as Constelações Familiares https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/a-historia-que-nao-se-conta-sobre-as.constelacoes.familiares.sistemicas.html


Blog AR News - Breve histórico de uma "terapia" questionável : Emaranhados da alma , de BERT HELLINGER https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/breve-historico-de-uma-terapia.questionavel.confusoes.alma.bert.hellinger.html

Blog AR News - Constelações Familiares, um perigoso método pseudocientífico - https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/constelacoes-familiares-um-perigoso.metodo.pseudocientifico..html

Blog AR News - Constelações Familiares, uma estranha mistura de psicoterapia e doutrinas Hindus https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/constelacoes-familiares-uma-estranha.mistura.psicoterapia.doutrinas.hindus.seita.html

Blog AR News - Psicogrupos manipulativos e o risco para a saúde humana https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/psicogrupos-manipulativos-e-o-risco.para.saude.humana.html

Blog AR News - Por que a terapia de Constelações Familiares é incompatível com a fé Católica ? https://alagoasreal.blogspot.com/2017/07/por-que-terapia-de-constelacoes-familiares.incompativel-fe-catolica.html

Blog AR News - CFM emite nota sobre inclusão de terapias alternativas pelo SUS https://alagoasreal.blogspot.com/2018/03/cfm-emite-nota-sobre-inclusao-de.terapias.sus.alternativas.html

Blog AR News - O primeiro Vídeo sobre as Constelações Familiares - YouTube 


Blog AR news - STF: O artigo 44 do Pacto de San José permite que qualquer pessoa denuncie violação da Convenção por um Estado-parte


Blog AR News -  Conheça o Manual de Direitos Humanos para Médicos

Blog AR News - LOS DERECHOS HUMANOS EN MERCOSUR - Por Richard Manso

Blog AR News - United Nations Blue Book (O Libro Azul das Nações Unidas)(por Martin Knotzer, Roland Ulbert e Harald Wurth) Esse caderno incorpora os princípios básicos da justiça criminal, direitos humanos e legislação humanitária


Blog AR News - Código de Ética Médica


Blog AR News - "A medicina deve ser apresentada ao público espartana, não mercadológica" Emmanuel Fortes


Blog AR News - "...sonho com uma medicina unida em prol de sua defesa, em prol do bom comportamento ético e técnico, na solidariedade entre os pares e com os assistidos por nós" - Emmanuel Fortes. 


Blog AR News - Emmanuel Fortes :“Essa invasão causa insegurança assistencial"


Julio de la Vega-Hazas, padre espanhol do Opus Dei, com doutorado em teologia e Direito, membro da Rede Ibero-Americana para o Estudo das Seitas (RIES), e autor do livro : O complexo mundo das seitas (Grafite, Bilbao, 2000).
Sergio Garcia Morilla - Psicólogo com mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde..Especialização em Tenerife e Barcelona, onde trabalhou alguns anos na Unidade de Terapia de Comportamento(UTC) . 
Angelo Fasce - Licenciado em filosofia (UV), Mestre em lógica e filosofia da ciência (USAL, UV) Mestrado em Neurociências Básicas e Aplicadas (UV),Pesquisador em CUNY (Nova York, EUA) e da Universidade de Ghent (Bélgica).
Atualmente, está fazendo um PhD em Lógica e Filosofia da Ciência (UV) sobre a natureza da ciência como um processo cognitivo, e o desenvolvimento de um critério de demarcação entre ciência e pseudociência.Você pode entrar em contato com Angelo via e-mail -angelofasce@hotmail.com-
REDUNE - Ajuda e assessoria sobre grupos de manipulação psicológica: Cultos,seitas, grupos de risco para a saúde ...  https//www.facebook.com/redune.prevencionsectaria
Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluña - https://www.copc.cat/
UNIVERSIDADE DE LA RIOJA - Sectas destructivas: tutela penal frente a las asociaciones ilícitas (Arts. 515.3 y 515.4 CP)
MILIVUDES - orgão interministerial do governo Francês que observa e analisa o fenômeno do culto, coordena a ação preventiva e repressiva contra o sectarismo, e informa o público sobre os riscos e perigos aos quais está exposto. http://www.derives-sectes.gouv.fr/
Catholic Net - Site com temas do catolicismo http://es.catholic.net
Red Iberoamericana de Estudio de las Sectas (RIES) -A RIES é uma rede de peritos católicos sobre o fenômeno das seitas e da nova religiosidade. - https://web.facebook.com/infories/?_rdc=1&_rdr
Site Protestante Digital - AUTOR Redacción , Daniel Hofkamp ESPAÑA 07 DE OCTUBRE DE 2016 
Crítica das faculdades do julgamento. Cf. Gérard Lebrun, Sobre Kant (organizado e traduzido por Ru- bens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Iluminuras-Edusp, 1993), p. 93ss http://www.editoraescuta.com.br/pulsional/131_02.pdf
Vídeo - O primeiro Vídeo sobre as Constelações Familiares no YouTube - 2006 - Oldenburg, 16 de março de 2006 - Frank Hellwig produziu filmes didáticos sobre exposições familiares em 2002-2004. http://stark-film.de/
Facebook do CFP https://web.facebook.com/conselhofederaldepsicologia/posts/722975064401021?_rdc=1&_rdr

Comentários

Recentes